Furacão Milton: Centro Espacial Kennedy, da Nasa, é fechado antes da tempestade

Furacão Milton: Centro Espacial Kennedy, da Nasa, é fechado antes da tempestade

[ad_1]

O Kennedy Space Center, localizado na Costa Leste da Flórida, entrou em lockdown antes da aproximação do Furacão Milton, confirmou a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (9).

“[O Cetro Espacial] Kennedy entrou no HURCON I antes da aproximação do Furacão Milton. O centro agora está fechado, com exceção do pessoal essencial de resposta a emergências e membros da Ride Out Team”, disse a agência espacial em uma publicação no X.

HURCON, ou Hurricane Condition, é uma escala usada pela Nasa e pelas Forças Armadas dos EUA para indicar o estado dos preparativos para uma emergência conforme um furacão se aproxima.

A agência espacial passa por vários estágios antes que uma tempestade chegue à costa: HURCON 3, que é declarado quando ventos danosos são possíveis dentro de 48 horas; HURCON 2, que indica que ventos danosos são possíveis dentro de 24 horas; e o HURCON I, que ocorre 12 horas antes.

Os Ride Out Teams incluem pessoal da Nasa que deve permanecer no campus da agência espacial para dar suporte a missões cruciais em andamento. Isso inclui o controle da missão para a Estação Espacial Internacional.

Intensificação rápida quase sem precedentes

O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.

Atualmente, ele está na categoria 3 e teve rota atualizada, podendo chegar à Flórida às 20h desta quarta-feira (9), no horário local.

Ele deve crescer em tamanho, o que significa que, embora possa diminuir de categoria, seus impactos perigosos serão espalhados por uma área muito maior.

O furacão Milton chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.

Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.

As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.

[ad_2]

by:cnnbrasil

Compartilhe este post: