[ad_1]
A primeira reunião bilateral do G20, realizada neste sábado (16), entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, se encerrou.
Em pauta foram colocadas as discussões do G20 Social, a programação da Cúpula de Chefes de Estado, o andamento da COP29 – realizada em Baku, Azerbaijão – e as negociação sobre clima e meio ambiente.
A agenda das autoridades segue. O presidente Lula deixa agora o Forte de Copacabana para atender à cerimônia de encerramento da Cúpula do G20 Social.
Na Plenária D do Armazém 3, os participantes do G20 Social poderão ouvir a leitura do documento de consenso final – realizada por membros da sociedade civil – que será entregue ao presidente da República e ao presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que assume a liderança do grupo em 2025.
É esperado que o mandatário também se pronuncie no evento.
Já no domingo (17), Guterres concederá entrevista coletiva à imprensa. O compromisso está previsto para às 16h, no Centro de Imprensa da Cúpula de Líderes do G20. A coletiva será transmitida ao vivo por plataforma das Nações Unidas.