[ad_1]
428 Visualizações
A Jornada da Matemática, busca despertar o interesse dos alunos pela Matemática. – Fotos: Divulgação
AXIXÁ – A Equipe de Matemática do Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior, localizada em Axixá do Tocantins, no Bico do Papagaio, através dos professores: Alberto, Aldemir, Herbert Wesley, José Filho, Robson e Myrlanny, idealizou o Projeto com o Tema: Jornada da Matemática, no intuito de melhorar o rendimento do ensino aprendizagem da unidade escolar, tanto nas avaliações internas como avaliações externas.
Publicidade
É um projeto que tem ganhado cada vez mais destaque no cenário educacional. Sendo muito mais do que simples atividades numéricas, é uma incrível e verdadeira etapa de descobertas, que busca despertar o interesse dos alunos pela Matemática e desenvolver habilidades essenciais para a vida.
A equipe organizou em todas as séries: os planejamentos do período de 1º agosto ao dia 21 com estudos dirigidos, aulas teóricas, aulas práticas, o uso do kahoot e exercícios intensivos. No dia 22, em uma quinta-feira, realizaram o Simulado Geral com todas as turmas tendo a parceria de todos os professores das outras disciplinas, com total apoio da equipe diretiva. Após a avaliação, efetuaram as correções dos gabaritos e, em conjunto com todos da equipe de Matemática, foram avaliando o 1º lugar de cada turma, conforme as participações das aulas, das atividades, das notas e do simulado, pois o objetivo primordial esteve centrado em chamar a atenção de todos os estudantes nesta importante jornada.
A professora coordenadora da área de Matemática, Myrlanny Sousa Araújo, disse que “trabalhar a jornada da Matemática é trazer para os estudantes uma nova chance para relembrar a Matemática Básica e incentivá-los ao processo de um estudo mais veemente e salutar, visando um ensino aprendizado mais eficaz”.
Segundo o professor Alberto, “a jornada da Matemática é um tópico didático no qual o discente é o expoente na promoção do ensino, que tem o objetivo de buscar o interesse do mesmo em Matemática para os desafios futuro”.
“Acho importante e gostei do trabalho, retornar a Matemática Básica com o uso do estudo em operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, expressões numéricas, frações, equação do 1º e 2º grau, e teorema de Pitágoras é dar um passo à frente para serem trabalhadas as competências e habilidades exigidas no Ensino Médio, relevantes para esses estudantes que estão com a ótica do futuro”, ressaltou o professor Alberto.
Hellen Martins da Silva, estudante da turma 13.03 do turno vespertino, destacou que a jornada veio para somar principalmente em questões que envolvem frações e suas operações. A discente acrescentou que “aprendeu muito com o professor, pois revisou adição, subtração, multiplicação e divisão, e aprendeu dicas, em resumo, considerou esse momento de estudo intenso com a revisão básica das operações, expressões numéricas e frações muito especiais e proveitosas”.
A Professora Maria Lida Pereira, diretora escolar, considerou a Jornada da Matemática uma estratégia didática de impacto por contribuir significativamente com a construção dos conhecimentos matemáticos de forma lúdica, leve e envolvente além de contribuir com as perdas de aprendizagens advindas do período pandêmico. “É uma ação em que todos somam e ganham: os professores por rever sua prática e os estudantes pela oportunidade de ampliação e reparação das aprendizagens; enfatizou a diretora escolar”. “Em suma, pode-se afirmar que estamos desempenhando um papel importante para o enriquecimento da aprendizagem, uma vez que optamos um estudo intensivo, uma avaliação e premiações com certificados e medalhas ao 1º lugar de cada turma. Embora saibamos que é um processo a longo prazo, acreditamos que iremos alcançar êxito e resultados satisfatórios”, finalizou a diretora da unidade escolar.
(Redação Voz do Bico – com informações, Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior)
[ad_2]
Fonte: voz do bico