Brasileiros trouxeram memes, gifs e piadas para o Bluesky, diz diretora

CNN Brasil


A diretora de operações da rede social Bluesky, Rose Wang, falou, em entrevista à CNN, sobre como os brasileiros estão dominando a plataforma que, há menos de um ano e meio, possuía apenas 10 mil usuários no mundo todo.

Para a diretora, o jeitinho dos brasileiros ajudou a moldar a cara da rede social desde o início. “Os brasileiros têm um estilo de postagem muito energético, que moldou a cultura inicial do Bluesky. Tem muitos memes, gifs, piadas e posts casuais no Bluesky. Eu diria que é muito mais divertido e descontraído, e as pessoas estão conversando mais, elas estão tendo muitas conversas e realmente fazendo amizades”, falou.

Nos últimos dias, o Bluesky se tornou uma rede social de brasileiros — e não somos nós que estamos dizendo.

Desde a suspensão do X, antigo Twitter, no Brasil por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), os brasileiros têm buscado novas alternativas para se conectar na internet, e o Bluesky parece ter sido a escolha feita por boa parte dos órfãos do X.

O aumento de brasileiros fez com que a conta oficial do Bluesky passasse a publicar seus posts em português: “Agora este é um aplicativo brasileiro”, declarou o perfil em um post no último sábado (31).

agora este é um aplicativo brasileiro 🫡

[image or embed]

— Bluesky (@bsky.app) Aug 31, 2024 at 18:22

A plataforma de Elon Musk está fora do ar no Brasil há exatamente uma semana nesta sexta-feira (6). Ao longo dos últimos sete dias, 3 milhões de novos usuários criaram suas contas no Bluesky, sendo 85% deles brasileiros, segundo Wang, contabilizando mais de 2,5 milhões de brasileiros na plataforma.

Embora o Bluesky também possua grupos grandes de usuários do Japão, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, os usuários do Brasil já se tornaram maioria.

Wang explicou que, embora esta seja a maior onda de brasileiros entrando na rede social, ela não é a primeira. Desde que Elon Musk comprou o Twitter, no fim de 2022, o Bluesky tem recebido novos usuários cada vez que uma nova polêmica envolvendo a plataforma do bilionário surge. Um dos primeiros grupos a abraçar a rede foi de perfis de fãs brasileiros — principalmente os de Taylor Swift.

“No ano passado, em abril, quando o Bluesky tinha cerca de 10 mil usuários, já tínhamos um dos nossos primeiros grupos de fãs da Taylor Swift do Brasil. E, depois, vimos outra grande onda chegar em abril deste ano e, depois, em agosto”, explicou ela.

Primeiro o Brasil, depois o mundo

Rose Wang também falou à CNN sobre a expectativa de que o Bluesky cresça no mundo todo após ser adotado pelos brasileiros.

“Acho que ter o presidente do Brasil e usuários brasileiros de destaque escolhendo o Bluesky em vez de qualquer outra rede social é uma demonstração para todos os outros países de que o Bluesky é realmente uma rede social para todos, e que podemos receber milhões de usuários em uma semana sem ter nenhum tempo de inatividade”, acrescentou ela.

No início da semana, o próprio STF abriu uma perfil oficial na rede.

Wang agradece aos brasileiros por “darem uma chance” ao Bluesky e promete atender aos pedidos de usuários por novas ferramentas, como vídeos e a existência de trending topics (listas dos assuntos mais comentados do momento).

Bluesky: Conheça a rede que ganhou 1 mi de usuários após queda do X



https://www.cnnbrasil.com.br/

Compartilhe este post: