Discurso do Irã na ONU mostra momento fragilizado do país, diz professor à CNN

Discurso do Irã na ONU mostra momento fragilizado do país, diz professor à CNN

[ad_1]

O discurso do Irã na Organização das Nações Unidas (ONU), pedindo ajuda para condenar Israel, revela um momento de fragilidade do país persa, segundo o professor de Relações Internacionais da ESPM Leonardo Trevisan. Em entrevista ao Bastidores CNN, o especialista analisou o contexto geopolítico atual no Oriente Médio.

Trevisan afirmou: “O discurso dele de pedir ajuda na ONU para condenar Israel, nada mais é do que uma constatação do momento frágil do Irã. Não adianta tapar o sol com a peneira, o Irã está num momento absolutamente fragilizado”.

Ataques e contra-ataques

A análise do professor ocorre após uma série de eventos tensos na região. Na terça-feira (1º), o Irã atacou Israel com centenas de mísseis, um dia após Israel iniciar uma “operação terrestre limitada” no Líbano.

Trevisan ressaltou que, desde o dia 18 de setembro, quando começaram os ataques dos pagers do Hezbollah, a iniciativa no contexto do Oriente Médio tem pertencido a Israel.

O professor comparou a situação atual com uma imagem antes utilizada para descrever o Irã: “Era muito comum você repetir que o Irã era um povo, a cabeça do povo era o Irã e os tentáculos eram o Hamas, o Hezbollah, os xiitas na Síria e no Iraque, agora até mais recente os Houthis”.

Fragilidade iraniana exposta

Segundo o especialista, essa imagem voltou, mas com os “tentáculos” praticamente cortados, deixando o Irã isolado.

Trevisan citou um exemplo recente da vulnerabilidade iraniana: “No fim de semana, esses órgãos do Irã deram o mesmo recado, que estavam ajudando na retirada do Khamenei, do Irã. O  motivo: era impossível para os militares iranianos protegerem seu líder máximo”.

O professor também mencionou que a inteligência militar israelense parece ter penetrado totalmente em Teerã, citando o assassinato de uma liderança do Hamas em um apartamento do governo iraniano.

Trevisan concluiu sua análise sugerindo que o pedido de ajuda do Irã na ONU tem um subtexto claro: “Me dê uma ajuda aí, segure um pouco Israel”. Esta declaração evidencia a posição defensiva e enfraquecida do Irã no atual cenário geopolítico do Oriente Médio.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

[ad_2]

by:cnnbrasil

Compartilhe este post: