Drone dos EUA é abatido sobre o Iêmen por Houthis, dizem autoridades

Drone dos EUA é abatido sobre o Iêmen por Houthis, dizem autoridades


Um drone dos Estados Unidos foi abatido sobre o Iêmen no domingo (29) à noite pelos Houthis, de acordo com dois oficiais de defesa dos EUA. O grupo rebelde apoiado pelo Irã reivindicou o abatimento do drone.

“As defesas aéreas das Forças Armadas do Iêmen abateram uma aeronave MQ-9 americana enquanto ela realizava missões hostis no espaço aéreo da província de Saada”, disse o porta-voz militar Houthi, brigadeiro-general Yehya Saree.

A derrubada do drone americano ocorreu depois que Israel realizou ataques nas cidades portuárias iemenitas de Ras Issa e Hodeidah, em resposta a mísseis de longo alcance que foram disparados contra Israel.

Duas semanas atrás, os Houthis alegaram que abateram outro MQ-9 Reaper com um míssil terra-ar sobre a província de Dhamar, ao sul da capital Sana’a. Autoridades de defesa dos EUA reconheceram que um drone havia sido abatido, mas a causa continua sob investigação.

Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, os Houthis afirmam terem abatido mais de 10 drones dos EUA, um número rejeitado pelo Pentágono.

“Posso dizer que esse número não é preciso, é muito alto”, ressaltou o porta-voz do Pentágono, major-general Pat Ryder, em uma entrevista coletiva após o último drone ter sido abatido.

Em novembro e em fevereiro, autoridades americanas reconheceram que os Houthis conseguiram derrubar drones MQ-9 Reaper.

Cada MQ-9 custa aproximadamente US$ 28 milhões (R$ 152,6 milhões), de acordo com o Congressional Research Service.



by:cnnbrasil

Compartilhe este post: