Nasa publica foto de raro Steve rosa no céu da França; veja o fenômeno

Nasa publica foto de raro Steve rosa no céu da França; veja o fenômeno

[ad_1]

O fenômeno raro chamado de Steve foi fotografado no céu da França no início deste mês. O registro, em tons de vermelho, branco e rosa, foi compartilhado pela Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) nesta segunda-feira (28).

O Steve pode ser confundido com o fenômeno da aurora boreal, mas é diferente, já que aparece mais próximo do equador do que as auroras e é caracterizado por um arco rosa púrpura acompanhado por listras verticais verdes.

Segundo a Nasa, os Steves continuam sendo um tópico de pesquisa, mas evidências recentes apontam que seu brilho resulta de um “rio de íons quentes em movimento rápido fluindo mais de cem quilômetros acima da atmosfera da Terra: a ionosfera”. O brilho vermelho pode estar relacionado ao Steve fluindo, mas também pode estar relacionado ao calor.

O momento foi publicado, também, pelo fotógrafo responsável pelo registro Louis Leroux. Apesar de ter acontecido por poucos minutos, ele conseguiu se inserir na imagem antes que o fenômeno acabasse.

Veja:

Diariamente, a Nasa elege a foto do dia e publica no seu site oficial, dando destaque a capturas de imagens impactantes do céu. A publicação da agência fez parte da série cotidiana.

O que é um Steve?

Steve é ​​​​visualmente diferente das auroras, que são causadas por partículas eletricamente carregadas que brilham quando interagem com a atmosfera e aparecem como fitas dançantes em verde, azul ou vermelho.

Steve é composto basicamente da mesma coisa. Mas aparece em latitudes mais baixas e como uma faixa de luz lilás acompanhada por faixas verdes distintas, muitas vezes referida como cerca de estacas.

Steve pode ser frustrantemente difícil de detectar, aparecendo ao lado de auroras com pouca regularidade. Às vezes, localizar Steve é ​​uma questão de sorte, observou Donna Lach, fotógrafa que mora na província canadense de Manitoba, à CNN.

Imagens da Nasa mostram nuvem de gás poluente se movendo sobre a Terra

Com informações de Jackie Wattles, da CNN.

 



[ad_2]

https://www.cnnbrasil.com.br/

Compartilhe este post: