[ad_1]
Um barulho estranho foi identificado pelo astronauta da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) Butch Williams na espaçonave Starliner, da Boeing, que está acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS).
Em uma transmissão, o cientista relatou ao atendente que respondeu ao seu chamado um som vindo do alto-falante similar a um “ruído pulsante, quase como um sonar”.
“Há um ruído estranho vindo do alto-falante. Eu não sei se você pode se conectar à Starliner. Vou ficar de olho nisso”, disse o astronauta. E continuou: “Não sei o que está causando, mas talvez a conexão entre aqui e aí esteja fazendo isso acontecer.”
Após Butch mostrar o barulho estranho, o atendente — que disse não ter conseguido identificar o problema através da conexão com a espaçonave — disse: “Só para ter certeza de que estamos na mesma página: isso está emanando do alto-falante da Starliner. Você não notou mais nada, nenhum outro ruído, nenhuma outra configuração estranha aí?”
O astronauta, então, negou que exista outro comportamento estranho acontecendo na nave. Escute o áudio completo aqui.
Há mais de dois meses na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) Suni Williams e Butch Wilmore foram enviados no voo inaugural tripulado da espaçonave Starliner, da Boeing, para passar uma semana no satélite, mas o veículo não foi considerado seguro para garantir o retorno dos cientistas à Terra.
A Nasa definiu que seus dois astronautas irão retornar para a Terra em uma cápsula Crew Dragon da SpaceX, em fevereiro de 2025.
A espaçonave Starliner, entretanto, irá desacoplar da ISS no dia 6 de setembro, por volta das 19h (horário de Brasília) e passará cerca de seis horas manobrando mais perto de casa antes de pousar por volta da 1h no Porto Espacial White Sands, no Novo México.
Veja cinco fatos sobre retorno dos astronautas da Starliner