O que já se sabe sobre a chegada da H&M no Brasil

H&M confirma Iguatemi em SP como primeira filial no Brasil


Após anos de expectativas, a H&M confirmou a abertura de sua primeira loja no Brasil. A varejista sueca irá inaugurar sua filial no shopping Iguatemi, na cidade de São Paulo, no final de 2025.

A notícia chega mais de um ano após o anúncio pela empresa dos planos de lançamento no país.

Em julho de 2023, a H&M confirmou que chegaria ao mercado brasileiro com a abertura de lojas físicas e um e-commerce em 2025. Desde então, porém, a empresa não havia mais se pronunciado sobre a estreia da marca no país.

A varejista irá concorrer diretamente com a C&A, Renner, Riachuelo e Zara, entre outras.

Anúncios e expectativas de expansão

Em anúncio da chegada da H&M no Brasil, em 17 de julho do ano passado, a empresa comunicou a previsão de abertura de lojas físicas e um e-commerce no país em 2025.

Na época, a varejista também informou que seu plano é entrar inicialmente nas principais cidades do Sudeste do Brasil e “aumentar ainda mais sua presença em todo o país ao longo do tempo”.

Segundo a nota publicada na época, a H&M vê um potencial considerável de expansão desse mercado no Brasil.

No mais recente comunicado do endereço da primeira filial brasileira da H&M, realizado na apresentação de resultados do terceiro trimestre de 2024, a varejista não citou ou deu informações sobre a implementação do e-commerce no país, anunciada em 2023.

Primeira loja será em shopping de luxo

A primeira loja da H&M abrirá no Shopping Iguatemi, que, segundo a própria nota da H&M, é “um dos centros comerciais mais emblemáticos e únicos no Brasil”.

Com marcas como Armani, Cartier, Chanel, Dior, Louis Vuitton e Tiffany & Co, o Iguatemi é considerado o primeiro shopping do Brasil e também o primeiro que concentrou marcas de luxo.

A localização na avenida Faria Lima, zona sul de SP, pode dar a impressão de que a marca vai concorrer com grifes de luxo, mas analistas do setor da moda não esperam esse posicionamento.

A expectativa do mercado é que a H&M tenha uma posição entre as marcas populares – como a holandesa C&A e braileira Renner – e as marcas intermediárias da moda – como a espanhola Zara.

Em agosto do ano passado, a H&M já negociava com o Shopping Iguatemi a abertura de lojas da companhia em seus estabelecimentos.

Parceiro tem Carolina Herrera e Michael Kors

A chegada ao Brasil foi anunciada pela H&M em julho, quando a empresa confirmou que a expansão tem o apoio do Dorben Group, consultoria que planeja estratégias para marcas de luxo na América Latina.

É esse grupo que esteve por trás da abertura de 27 lojas da grife Carolina Herrera na região. No Brasil, o grupo – que tem sede no Panamá – é o distribuidor das marcas Michael Kors e Tory Burch, além de ser o franqueado exclusivo da marca Jimmi Choo no país. Para a H&M, a empresa panamenha é a operadora de cinco lojas no Panamá, Costa Rica e Guatemala.

A H&M abriu a primeira loja na América Latina em 2012, no México. Atualmente a empresa está presente no Peru, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Panamá e Costa Rica.

Veja abaixo a cronologia da espera pela chegada da marca no Brasil, desde o seu anúncio.

  • Em julho de 2023, a H&M anunciou a sua chegada no Brasil
  • Em agosto de 2023, a varejista iniciou o processo de negociação com o Shopping Iguatemi, em São Paulo
  • Em setembro de 2024 a H&M confirmou a inauguração de sua primeira loja em 2025 no Iguatemi



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