[ad_1]
A partida de futebol americano entre o Philadelphia Eagles e o Green Bay Packers do dia 6 de setembro trouxe mais do que a NFL pela primeira vez ao Brasil.
De acordo com um levantamento da Neotrust, o jogo impulsionou o e-commerce brasileiro. Os dados cedidos com exclusividade à CNN mostram que as compras ligadas ao futebol americano subiram 25,6% entre o primeiro semestre de 2023 e o de 2024.
Já o faturamento com os artigos esportivos da modalidade subiu 26,3% no período, aponta a Neotrust.
A popularidade do futebol americano vem crescendo no Brasil. O jogo realizado na Neo Química Arena, em São Paulo, é apenas um reflexo disso, ao reunir 47 mil fãs. De acordo com um estudo do IBOPE Repucom, a base de entusiastas no napis equivale a 35% da população brasileira, ou 41 milhões de pessoas.
Isso representa uma alta de 310% desde 2014, segundo o mesmo levantamento.
E o estado que foi anfitrião do jogo é também o que mais consome produtos ligados ao futebol americano. Segundo a Neotrust, o e-commerce teve um faturamento de R$ 115 mil em São Paulo com a modalidade, alta de 33,3% em 2024 ante 2023.
O outros estados no top 5 de maiores consumidores por faturamento são: Minas Gerais (R$ 35 mil), Rio de Janeiro (R$ 30 mil), Paraná (R$ 24 mil) e Ceará (R$ 19 mil).
Mas se olharmos para a variação de faturamento de um ano para cá, chama atenção de como a procura saltou em algumas regiões.
Alguns produtos em específico chamam atenção. Enquanto o faturamento com camisas de times subiu 16,2% no período — atingindo R$ 230 mil no primeiro semestre —, a venda de bolas de futebol americano saltou 174,8%.